Cabelo: 15 Perguntas e Respostas sobre o Cabelo que Você deve Conhecer
Cabelo: 15 Perguntas e Respostas sobre o Cabelo que Você deve Conhecer

Descubra todas as verdades e mentiras que existem sobre o cuidado do cabelo. Dicas sobre como cuidar dos cabelos, de quanto em quanto tempo se deve cortar o cabelo, que não é bom ter mechas porque resseca, que no outono ou primavera os cabelos caem mais ou que a água fria o faz brilhar como nunca antes. É verdade? Bem, alguns sim e outros não. Muitos são apenas mitos que herdamos de nossas avós e nunca consideramos o que é verdadeiro ou falso.

“Muitas clientes me dizem que querem cortar as pontas para que o cabelo cresça mais rápido. Este é um mito que cresceu e se espalhou entre todas aquelas mulheres com cabelos longos, cortar o cabelo não o fará crescer com maior velocidade”, explica o estilista Anthony Llobet.

Com a intenção de que você mostre um cabelo resplandecente, em Dicas sobre Moda reunimos todos os mitos sobre os cuidados com os cabelos, para que de uma vez por todas você conheça as verdades e mentiras sobre os cuidados com os cabelos.

Dúvidas Frequentes Sobre Cabelo

1. No Outono o Cabelo Cai Mais?

Até recentemente, não havia prova real disso. “Agora, pesquisadores na Suécia conduziram estudos com 800 mulheres que asseguram que todos os dias perdemos cabelo, mas, a cada dia, um novo cresce. Embora, tenha sido observado que, a partir de julho, perdemos menos cabelo e esse processo dura cerca de 100 dias. Então, em outubro começa a cair outra vez”, explica Anthony Llobet. A teoria é que isso acontece porque o cabelo nos protege da radiação solar durante o verão. “Esses resultados são revolucionários de acordo com os especialistas, porque até agora não sabíamos do que o cabelo é capaz de nos proteger”.

2. Verdade ou Mentira Que se Você Cortar Seu Cabelo Ele Cresce Mais Rápido?

Como mencionamos no começo, é completamente falso. “Quando você tem o cabelo curto e corta as pontas e cresce 2 centímetros é muito perceptível por causa das proporções, mas quando você tem o cabelo longo e cresce esses 2 centímetros é dificilmente perceptível. Essa é simples razão pela qual esse mito nasceu”, esclarece o estilista. No entanto, ter as pontas saudáveis é a única forma de evitar que elas se quebrem e o cabelo esteja mais cuidado.

3. É Verdade Que As Mechas Ressecam o Cabelo?

Absolutamente sim. Todas as cores que clareiam o cabelo o ressecam muito e a descoloração muito mais do que a tintura. A melhor solução para evitar este problema é aplicar mechas em cores naturais e relacionadas à sua cor de cabelo. “Um par de tons mais claros para que você não tenha que usar produtos mais agressivos”, recomenda o estilista.

4. Não é Bom Lavar o Cabelo Todos os Dias?

Isso depende muito do tipo de cabelo (oleoso, seco, longo…) e dos hábitos de cuidado (uso de secadores, pranchas, rolos quentes…). Felizmente, hoje em dia existem shampoos muito suaves e nutritivos que não ressecam o cabelo e ajudam a mantê-lo limpo e forte, para que possam ser usados diariamente.

5. Lavar o Cabelo Com Muita Frequência Provoca a Queda de Cabelo?

Não é certo. O cabelo, explicam os profissionais consultados, deve ser lavado sempre quando e onde for necessário, em definitivo, sempre que estiver sujo. Nem todos temos as mesmas necessidades ou o mesmo tipo de cabelo. OS especialistas indicam que são muito importantes os produtos que usamos para lavá-lo e de cuidado com o cabelo, e que quanto mais naturais forem, muito melhor.

A este respeito, cabe ressaltar que lavar o cabelo com menor frequência faz com que o número de cabelos que irão cair por lavagem seja maior, mas não afeta o desaparecimento dos folículos pilosos nem influencia a perda de cabelo.

6. A Tintura Produz Queda de Cabelo?

Não. A realidade é que as tinturas contêm certos componentes que podem danificar o cabelo, como, por exemplo, a amônia, mas não prejudicam o couro cabeludo. Portanto, o único problema que poderia gerar o uso de tinturas de cabelo é o enfraquecimento do cabelo e o ressecamento, mas não afeta sua queda.

7. A Má Alimentação Causa Queda de Cabelo?

Não. Uma desnutrição protéica ou energética, a falta de ácidos graxos, ferro ou zinco pode ser a causa de uma perda temporária de cabelo que desaparecerá quando for compensada a carência alimentar. A dieta desequilibrada está incluída nos restantes 5% das possíveis causas de perda de cabelo. Por isso, devemos apostar em uma alimentação completa que inclua carnes magras, peixes, verduras e outras fontes de proteína.

8. Cortar Muito o Cabelo Evitará Que Ele Caia?

Não. Cortar o cabelo ajudará a limpá-lo, mas em nenhum momento evitará a queda de cabelo. Esta problemática não depende do exterior do cabelo, mas do folículo piloso e do seu estado.

9. É Verdade Que se Você Arranca um Cabelo Branco Nascem Mais?

Não. “Uma coisa é clara, se você arranca um cabelo branco não tem nenhum sentido que afete os cabelos ao redor. O cabelo se torna branco quando morrem as células de pigmento desse único fio, portanto, arrancar um não afeta os demais”, explica Anthony Llobet.

10. Se Você Escova o Cabelo com Frequência, Isso Contribui Para a Queda e o Rompimento das Pontas?

“Isso é totalmente falso”, esclarece Anthony Llobet. “A escovação do cabelo não tem nenhum efeito negativo sobre o mesmo. É verdade que todos os dias perdemos cabelos ao escovar, mas isso faz parte de um processo natural e também influenciam as escovas e pentes que usamos para fazer isso. Por exemplo, se você tem cabelos longos, use uma escova com cerdas flexíveis em vez de rígidas, já que é mais suave para os cabelos”. Outra dica é escovar o cabelo duas vezes ao dia, uma de manhã e outra à noite. “Escovar o cabelo de manhã ajudará a ativar a circulação sanguínea depois das horas de sono e escovar à noite é aconselhável para eliminar todas as impurezas que se aderiram ao longo do dia”, diz Llobet.

11. O Secador Produz a Queda de Cabelo?

Não. É verdade que o ideal seria deixar o cabelo secar naturalmente, mas usar um secador de cabelo tampouco é prejudicial. É claro, devemos ter cuidado, já que usar o secador expondo o cabelo de forma contínua e em altas temperaturas poderia provocar o seu enfraquecimento, e inclusive o seu descolamento, mas é importante ter claro que isso seria algo temporário e reversível. Usar o secador, se você precisar, a baixa temperatura e afastado do couro cabeludo é a forma mais adequada.

12. A Genética Determina a Força do Cabelo?

É verdade. Aquelas pessoas com ascendência familiar com problemas de perda de cabelo e alopecia estão expostas com maior facilidade a continuar com essa predisposição genética.

13. Usar Gorros ou Chapéus Promove a Queda de Cabelo?

Não. Colocar algo em contato direto com a cabeça não impede a oxigenação do couro cabeludo, já que os folículos capilares retiram oxigênio da corrente sanguínea corporal e não do ar. Além disso, os profissionais de cabeleireiro recomendam no verão, nas horas em que o sol incide mais forte sobre a Terra, cobrir o cabelo para não danificá-lo. Nesta linha, raspar a cabeça não favorece a redução da queda do cabelo.

14. A Água Fria Protege o Cabelo? Se Você Enxaguar o Cabelo com Água Fria, Este Ficará Mais Brilhante?

Não. A única coisa que conseguimos lavando o cabelo com água fria é ativar a circulação sanguínea. Em nenhum caso proceder desta maneira evitará a queda de cabelo ou permitirá que pareça mais saudável e mais forte.

Além disso, apesar da crença popular, a verdade é que não há evidências nem estudos que verifiquem que lavar o cabelo com água fria o faça brilhar mais. Os especialistas recomendam investir em produtos capilares que forneçam brilho e vitalidade aos cabelos.

15. É Verdade Que É Preciso Trocar de Shampoo de Vez em Quando Porque o Cabelo se Acostuma?

“Esse tema é um pouco complicado, já que quando você usa um produto há muito tempo, parece que o cabelo se acostuma e os resultados não são os mesmos dos primeiros dias. Realmente o problema está no acabamento final”, explica Anthony Llobet.

“Quando você lavar o seu cabelo, faça isso bem, pelo menos durante um minuto e certifique-se de que não permaneça nenhum resto de shampoo. Além disso, compre um shampoo de limpeza profunda e use-o com alguma frequência. Sua fórmula permitirá remover a sujeira e restos de produtos do cabelo e conseguirá o efeito obtido na primeira vez que você usou o shampoo”, aconselha o estilista.