Dicas para Usar Saltos
Dicas para Usar Saltos

Usar sapatos de salto molda o corpo e proporciona um ar mais sofisticado ao seu estilo onde quer que vá. No entanto, o uso de sapatos com saltos muito altos pode ter consequências negativas como a rigidez muscular ou retrações se usados com freqüência sem levar em conta as devidas precauções.

Parece que escolher sapato de salto alto e que sejam confortáveis são coisas incompatíveis. No entanto, você pode escolher sapatos que sejam tão confortáveis quanto possível e que não sejam estreitos na parte dianteira do pé para que não pressionem os dedos dos pés. Ele deve ser o mesmo número que você calça e a estética não deve decidir o número do calçado utilizado. Muitas vezes, você pode optar por um número maior ou menor apenas porque a loja não possui o número de sapato que você gosta e isso é um erro.

Se o salto tem tiras para fixar o tornozelo, devem ser confortáveis para não causar danos ou atrito.

De qualquer forma não convém abusar de sapatos com salto muito alto nem daqueles que são muito planos. Se forem utilizados diferentes tipos de sapatos, o corpo não é forçado a estar sempre na mesma posição.

Se você tem que usar saltos regularmente, é recomendado fazer exercício físico para aumentar a estabilidade das articulações e reduzir o risco de lesão muscular ou articular.
Use meias finas para evitar que os pés rocem contra o material do sapato e caminhe sempre para frente com passo firme. Leve em conta que o peso se apóia nas pontas dos pés e não no salto.

Em qualquer caso, não convém usar saltos durante muitas horas para não acabar sofrendo com joanetes, cãibras ou entorses entre outras conseqüências adversas. Se, por razões de imagem do trabalho, você tem que usar salto e ficar em pé por muitas horas, escolha o mais confortável possível.