Eco Moda
Eco Moda

A Eco Moda é uma nova tendência que está pegando forte ao redor do mundo, e de fato, já se tem realizado eventos e passarelas dedicados exclusivamente ao tema, como Going Green, uma exposição de moda, que explora o meio ambiente e foi realizada no museu FIT, em Nova York.

A Eco Moda refere-se ao trabalho de designers que usam, promovem e produzem o desenvolvimento sustentável, mostrando produtos ecológicos e socialmente responsáveis, que refletem as boas e más práticas da indústria da moda nos últimos dois séculos, proporcionando um contexto histórico da Eco Moda até os nossos dias.

Nos desfiles de Eco Moda ou Going Green, participaram marcas como Ciel, Bodkin, Edun, FIN e Noir. A primeira coisa que se viu durante o desfile, foi um vestido de brocado de seda do ano de 1760. Este vestido de seda, do século XVIII, foi cuidadosamente tecido em tear, e era muito caro e complexo de fabricar.

Entre os grandes temas que se mostraram interessantes nesse desfile, estiveram:

  • A reutilização e reciclagem de materiais.
  • As origens do material.
  • Tingimento e produção têxtil.
  • Qualidade do artesanato.
  • Práticas de trabalho.
  • O tratamento dos animais.

A reutilização e reciclagem de produtos têxteis, não é algo novo, uma vez que, historicamente, este conceito tem tomado várias formas. Antigamente também se costumava usar corantes altamente tóxicos, como o verde, contendo arsênico, um componente altamente tóxico para a saúde das pessoas que entram em contato com ele.