Esporte É Saúde: Exercite-se Mas Sem Lesões
Esporte É Saúde: Exercite-se Mas Sem Lesões

Um dia você venceu a preguiça e muito entusiasmada começou uma rotina de treinamento físico na academia, mas a “lua de mel” com o esporte durou apenas duas semanas por causa de uma lesão no tornozelo esquerdo, te deixou fora de circulação por uns dois meses. Agora que você está novamente em condições de retornar ao estilo de vida saudável, te surgem as seguintes perguntas: E se eu me machucar de novo? Devo alongar antes ou depois de correr? Gelo ou água quente para diminuir a inflamação? A roupa de ginastica é importante?, etc.

Alongar sempre antes e depois do exercício

Alongar sempre antes e depois do exercício

Se você é uma dessas pessoas que decidiu mudar de uma vida sedentária por uma vida mais ativa, mas tem medo de se machucar levantando pesos, correndo, praticando step ou em uma aula de spinning. Hoje nos trazemos as seguintes dicas para evitar acidentes e contratempos.

A primeira coisa que você deve ter em conta ao praticar um esporte, seja ciclismo, natação, corrida, é que há sempre a possibilidade de lesão. O importante é saber o que fazer para reduzir essa porcentagem de risco, e no caso de ocorrer lesão, agir rapidamente.

Alongamento antes e depois de suar. É a regra de ouro de todo esportista. Esqueça a preguiça, o “eu não tenho tempo” ou “amanhã eu alongo”. 5 minutos (como mínimo) que você se dedique a esta prática, você não só vai ganhar um desempenho melhor, mas também uma excelente condição física e longe da sala de cirurgia. Isso não serve só para cuidar dos músculos, tendões, cartilagens ou osso, mas também para proteger o órgão mais importante do seu corpo: o coração.

Comece devagar e não exagere com o tempo. Se você é iniciante, 30 minutos é o suficiente para você se acostumar com a mudança do ritmo.

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Seu corpo é uma máquina, mas você não é um robô. Não se esforce mais do que sua idade, condição física, peso e treinamento te permitem. Se você exagerar, se lamentará amanhã. Lembre-se que o objetivo é atingir os seus objetivos em um médio ou longo prazo.

Use o equipamento e roupa adequada. Se você vai correr, veja que tipo de tênis são melhores para o seu pé, assim evitará bolhas ou lesões no tornozelo. Da mesma forma com a roupa. Se você quer emagrecer, você não conseguir por transpirar excessivamente, a única coisa que você conseguirá é perder líquido, energia e se desidratar.

Gelo para reduzir a inflamação. É “obrigatório” quando acontece uma lesão, porque ajuda a reduzir a inflamação de maneira rápida. Se você cair, torcer ou você se esforçou mais do que o normal, coloque compressas de gelo na área afetada, durante 10 a 15 minutos.

Hidratação antes, durante e depois. A água não apenas essencial para viver, os seus músculos precisam de água para evitar câimbras e tensões articulares. As bebidas energizantes têm a mesma função, mas com a diferença que fornecem minerais. Um dica adicional: Para evitar cãibras coma diariamente uma ou duas bananas por dia.