Guia de Maquiagem para Ruivas
Guia de Maquiagem para Ruivas

Um cabelo tão especial quanto o ruivo precisa ser acompanhado por uma maquiagem de dia suave e discreta para uma aparência natural de inocência e ingenuidade das mais atraentes, assim como de uma maquiagem sensual para suas noites mais especiais.

O cabelo ruivo não passa despercebido. Marca e define a imagem de conjunto e com uma maquiagem acertada proporciona um look sempre favorecedor capaz de se adaptar a cada situação. Devemos levar em conta que o cabelo ruivo tem diversas tonalidades que vão desde o cobre alaranjado até o mais escuro, o atraente mogno. Além disso, as ruivas costumam ter uma pele clara, em ocasiões com sardas, e olhos de cores diferentes, embora predominem os claros: azul, verde, acinzentado, mel…

Levando em conta todas essas características, a maquiagem das ruivas tem suas próprias “regras” para tirar proveito desse peculiar e sempre chamativo cabelo. Admite qualquer look, desde o mais angelical até o de femme fatale, mas sempre partindo da base que a maquiagem terá de ir de acordo com o cabelo, cuja cor, sempre presente, molda o conjunto do rosto.

Seja qual for o seu tom, natural ou artificial, a maquiagem do dia deve tender a buscar uma imagem fresca e natural, intensificando sutilmente o olhar e sem marcar em excesso os lábios e as maçãs do rosto. Para a noite, por outro lado, uma ruiva de olhar “felino” ou de lábios combinando com seu cabelo, despertará paixões.

Maquiagem Para Ruivas

Bases

Escolha as de textura fluida e leve e sempre o mais próximo possível do tom da sua pele. Se você deu cor ao seu cabelo e tem uma pele bem mais morena, pode utilizar um tom mais claro. Trata-se de conseguir um acabamento muito natural que case com o cabelo ruivo que não se adequa à pele muito escura. Se você tem sardas, não tente dissimulá-las cobrindo-as com uma grossa camada de maquiagem. O resultado seria totalmente artificial. Uma base leve irá suavizá-las, matizando-as, mas sem fazê-las desaparecer (você não precisa fazer isso). As sardas podem resultar encantadoras.

Olhos

O ideal é ressaltar sua cor natural sem sobrecarregá-los, especialmente na maquiagem diurna. A gama de verde, azul, lavanda ou turquesa favorece especialmente as ruivas. Se o seu tom de vermelho tende para o laranja ou loiro, combine as sombras dessas cores com outras douradas, acobreadas ou inclusive amarelas, que encherão de luz o seu olhar. Por outro lado, se o seu cabelo é vermelho escuro e seus olhos marrom-mel, os tons de bronze, baunilha e terra são o complemento perfeito. De dia, jogue com as distintas sombras aplicando a técnica do esfumaçado para conseguir um efeito delicado e, de noite, prolongue a maquiagem para o ângulo externo do olho para um olhar profundo, muito atraente.

Em geral, as sombras com efeito de brilho não são recomendadas porque o brilho você já leva no vermelho do seu cabelo e poderia resultar um tanto pesado. Por outro lado, evite o excesso de negros e cinzas escuros (tipo maquiagem gótica) seria uma pena subtrair a doçura do seu olhar claro e criariam um contraste infeliz.

Quanto ao uso do delineador de olhos, se você é ruiva, pode se dar ao luxo de usar algum de uma cor pouco habitual, como verde ou azul, muito suave ou o sempre acertado cinza. Se os seus olhos são claros, prescinda do socorrido marrom e para uma maquiagem impactante (noite) experimente criar um atrevido contraste utilizando lápis preto ou khol. Dando o toque final com uma máscara que alongue seus cílios, causará uma sensação.

Lábios

Primeiro conselho, esqueça o rosa! Embora as diferentes tonalidades desta cor fiquem bem em mulheres de pele branca, no caso das ruivas não resultam tão favorecedoras. Para o look diário, é preferível optar por um correto delineado (não muito marcado) e por lábios em tom nude, coral ou alaranjado (este último, se o seu cabelo for de tom acobreado). Para ressaltar uma sensual mecha mogno, nada melhor do que lábios em tons terra, berinjela ou ameixa. A noite é o momento de deslumbrar. Aqui sim, lábios de cor vermelho intenso e cheios de brilho podem ser a melhor arma de sedução das ruivas.

Acabamento

Dar cor às bochechas e aplicar um pouco de pó fixador são o passo final de uma boa maquiagem. Será suficiente com um leve toque de blush em suas maçãs do rosto. Se a sua pele é muito branca, aqui sim é permitido um sutil rosado, que fornece uma “boa aparência” e não cor excessiva. Outra opção, se o seu cabelo é acobreado, é um tom de pêssego ou terra muito suave e com matizes alaranjados. Finalmente, se você é uma ruiva que pode prescindir de pós que incluam partículas iluminadoras, bastará com algum de fixação mate.