Íons para Cuidar e Modelar o Cabelo
Íons para Cuidar e Modelar o Cabelo

A nutrição e o cuidado com o cabelo não apenas passam pela nossa alimentação, estilo de vida, tratamentos de beleza ou produtos cosméticos que podemos usar nele. Também existem maneiras de protegê-lo cada vez que penteamos ou usamos pranchas e secadores, sem medo de que esse calor afete e resseque a fibra capilar. Nem todos esses elementos são prejudiciais se sabemos como usá-los e, acima de tudo, quais escolher. Nesse sentido, os íons são o melhor aliado para um cabelo bem cuidado e saudável.

Secar o cabelo e hidratá-lo ao mesmo tempo é possível com o uso de secadores de cabelo, pranchas, pentes e outros utensílios semelhantes que são projetados com uma tecnologia que modela o cabelo sem arruiná-lo nem submetê-lo a temperaturas e calores extremos. A maneira como atuam é através de íons, revolucionando definitivamente a maneira de dar calor e pentear.

Como Funcionam os Íons

Os íons são moléculas que se encontram em todos os corpos e podem adquirir carga negativa ou positiva à medida que perdem ou ganham elétrons. Estas moléculas estão no ar, estima-se que em uma proporção de cinco a quatro se encontram em uma atmosfera equilibrada. Mas, se no ar existe uma carga excessiva de íons positivos ou carga estática, isso pode resultar prejudicial para os seres humanos, alterando inclusive o nosso sistema nervoso. É, em alguns casos, o que acontece nas grandes cidades onde há uma carga desproporcional de íons positivos devido à poluição. Mas, em menor medida, esses íons nos afetam em coisas que nunca imaginávamos, como o cabelo e o famoso encrespamento ou frizz.

Nesse sentido, a tecnologia ao serviço da beleza conseguiu aplicar os benefícios dos íons negativos (que equilibram os positivos) à secagem do cabelo e outros elementos semelhantes. Isso os torna especiais e diferentes de outros produtos de estilismo, já que, em seu funcionamento, emitem íons com carga negativa e significativamente a saúde do cabelo.

Benefícios dos Íons para o Cabelo

  • Restaura a umidade do cabelo com pouco calor.
  • Dá peso e corpo ao cabelo evitando que as pontas se abram.
  • Elimina o efeito eletrostático que, às vezes, sofre o cabelo ao ser escovado.
  • O tempo de secagem é reduzido.
  • Ajuda a fazer penteados mais prolixos e duradouros.
  • Reduz os danos típicos causados por pranchas, secadores e bobs clássicos e contribui para que o cabelo esteja muito mais brilhante.

Sua ação umedece a fibra capilar enquanto a seca, o que deixa o cabelo mais macio, brilhante e hidratado, sem a necessidade de colocar produtos extras, como soros ou fixadores.

Até agora, nos salões de beleza e cabeleireiros é onde você poderia usar esta tecnologia de cuidado e beleza de maneira temporária em penteados ou até mesmo em alisamento ou ondulado definitivos. Um muito utilizado é a vedação química cuticular iônica que devolve as propriedades naturais da queratina, melanina e elastina deixando o cabelo sedoso e sem frizz novamente. Mas também há versões para serem usadas em casa de marcas mundiais como Philips, Babyliss, Remington, GaMa que oferecem uma ampla gama de produtos ionizados que fornecem a quantidade ideal de íons para fornecer o máximo de benefícios para o cabelo. Em relação aos preços, são um pouco mais caros do que outros, mas essa diferença vale a pena.