Desiree Navarro, especialista em alta costura e colunista do El Universal, afirma que desde o lançamento da minissaia no início dos anos 60, a peça foi colocada como indispensável nas passarelas.

Seu uso começou com a designer Mary Quant, e Pierre Cardin foi um dos criativos que a manteve em suas coleções.

Navarro diz que a minissaia é indispensável para as duas últimas temporadas, quando retornou a tendência da moda dos anos oitenta, não apenas para a primavera-verão, mas estando presente também na proposta de outono-inverno, combinada com acessórios como botas e malhas.

Ao converter-se em uma peça chave que toda mulher deve ter em seu guarda-roupa, a autora do livro de Moda no México, comentou que para esta temporada de calor que está começando, o melhor é conseguir saias curtas ou mini vestidos, variantes da mesma peça, em cores brancas, laranja e roxo.

Também estão na moda as que contêm detalhes bordados e lantejoulas para a noite. Durante o dia as roupas feitas de algodão, linho e seda, são indispensáveis.

Navarro menciona finalmente que para criar um visual totalmente fashion para a estação quente, as minissaias e os minivestidos devem ser combinados com sandálias plataforma com laços nos tornozelos e com bailarinas.