Moda Alternativa
Moda Alternativa

A moda alternativa é um estilo de moda que pode ser realmente muito diversificado e que não tem nada a ver com o código de vestimenta formal, já que o seu conceito serve para definir modos de vestir que têm muito mais a ver com o estilo de vida ou com o modo de se expressar do que simplesmente colocar roupas para acompanhar as últimas tendências.

  • Moda alternativa, estilos:

Podemos dizer que tudo o que é moda roqueira, moda punk, emo ou grunge pode ser incluído no conceito de moda alternativa e que, apesar de estar relacionada com referências sociais e com a música especialmente, também está próxima do que cada um acredita ser o seu próprio “look” e “estilo” a partir de uma base comum.

Por outro lado, temos que considerar como forma alternativa, aquela que se cria a partir de uma idéia ou de um design mais centrado em arte do que na roupa. Moda alternativa serão todos os tipos de criações com as quais se pode cobrir o corpo e expressar uma idéia, embora não tenha sido criado para você usar na rua.

O gosto pessoal também está muito presente em cada um dos estilos que veremos abaixo e que são considerados como moda alternativa. Não apenas temos que seguir uma série de tendências e conceitos para vestir de modo alternativo, mas inclusive podemos dizer que terá ainda mais valor se possuir um toque que seja próprio, autêntico e único.

  • Moda Grunge:

Este tipo de moda ou estilo de vestir surgiu nos anos 90, e se caracteriza por ser uma moda muito urbana e muito confortável que tem nos jeans, camisas xadrez ou camisetas (com estampas de listras) seu máximo expoente.

É um estilo que faz apologia da “não moda” então, quando eles se tornaram populares e muitas empresas começaram a criar desenhos a partir de sua influência, muitos dos jovens que seguiam o movimento grunge não aprovaram o fato de se converter em um negócio.

Usar jeans desgastado, uma camisa de flanela e tênis apenas custa dinheiro, de modo que ao longo dos anos, parece que essa “febre” por fazer de moda algo que não é, tem passado embora o estilo permaneça.
A verdade é que os meninos e meninas que seguem o movimento grunge não estão perfeitamente de acordo que tenha se tornado algo que possa ser relacionado com uma tendência de moda, já que o seu estilo encontra-se na simplicidade e não nos preceitos que tenham a ver com usar algo que está na moda, talvez por isso seja um estilo que entre todos da moda alternativa seja o mais pessoal e minoritário.

  • Moda punk:

O movimento punk surgiu na década de 70, é, talvez, o movimento da rebeldia, da liberdade e de transgredir os preceitos que marcam a sociedade. É por isso que sua moda se caracteriza por ser uma moda radical onde as jaquetas de couro com tachas ou pregos, camisas desgastadas, jeans skinny, camisas rasgadas e botas militares têm o seu lugar.

Também não podemos esquecer-nos da importância do penteado, que é muitas vezes caracterizado pelas cristas e a maquiagem também é algo radical.

Por outro lado, esse estilo é muito mais do que uma tendência. Podemos dizer que é um estilo de vida, uma maneira de entender a sociedade e de fazer apologia de ter um espírito livre que se rebela contra as regras estabelecidas, talvez por isso sua moda seja tão chamativa aos olhos dos mais conservadores.

  • Moda Emo:

Um dos movimentos mais recentes ou que se considera como tal, embora tenha nascido, na verdade, nos anos 80. Os Emos têm conseguido ser um verdadeiro espelho no qual se espelham muitas empresas que tomam suas tendências na hora de criar coleções de moda jovem.

No entanto a moda emo é uma moda simples, onde se usa jeans skinny, tênis esportivos (de marcas como Vans ou Converse) e as camisetas diversas e com as imagens de suas bandas favoritas como seus maiores expoentes.

Também não podemos esquecer o penteado, que é certamente o que mais distingue os Emos, e a maquiagem que geralmente se concentra em ressaltar os olhos com sombras de cor escura.

Quanto ao cabelo, podemos dizer que se caracteriza principalmente por possuir uma franja destacada e por se pentear para o lado. É também usado muitas vezes de cor preta ou em cores muito chamativas como fúcsia, as últimas tendências marcam também os penteados que usam mechas.

  • Moda Gótica:

Muitas vezes confundida com a moda emo, a moda gótica é, talvez, uma das modas atuais que mais incidência tem tido entre os adolescentes.

Jaquetas ou casacos e calças de couro pretas, camisas ou vestidos também de cor preta e as botas altas e militares são definitivamente as principais roupas que definem esta moda e que também se caracteriza pelo uso de uma maquiagem também bastante extrema.

Além disso, a moda gótica se distingue também pelo uso de sapatos, no caso das mulheres e também dos homens, de botas e sapatos com plataforma.

  • Moda alternativa como expressão de arte:

Por último, temos que falar da moda alternativa que se entende com a moda que se realiza a partir da arte e que nem sempre tem que estar representada por roupas ou vestuário.

Deste modo, podemos encontrar os artistas que criam os seus vestidos ou trajes a partir da utilização de todos os tipos de materiais, alguns deles inclusive reciclados.

Por outro lado, a moda alternativa também tem a ver com as criações de empresas que nada tem a ver com as convencionais e em cada design parece romper com tudo, tanto em formas como em cores.