Em Dicas sobre Moda sempre atualizamos tudo que está relacionado à moda, mas não apenas das grandes empresas que desfilam na Semana de Moda em cidades como Paris, Milão ou Nova York, mas também gostamos de atualizar sobre outros países do mundo, que começam a ter uma presença “forte” neste mundo. Falamos agora da moda colombiana.

Infelizmente, não podemos dizer que as empresas latino-americanas e designers de países como a Colômbia sejam bem conhecidos no mundo, mas aos poucos abrem caminho e já existe uma Semana de Moda Argentina.

Semana de Moda da Colômbia:

  • Mencionar nomes como Oscar de la Renta, Carolina Herrera, Narciso Rodriguez, Alexander Hercovich ou Esteban Cortazar é citar alguns dos melhores designers da América Latina (e do mundo) e que abriram caminho para que outros jovens latinos sejam conhecidos em um mundo altamente competitivo como o da moda.
  • É por isso que nos últimos anos é realizada em Medellín o que se conhece como Colômbia Moda e não é apenas a semana de moda na Colômbia, mas também é um espaço onde os profissionais da indústria da moda podem apresentar ideias e novidades sobre o seu trabalho, além de contar com a presença de novos talentos e que já despontam enquanto começam a ser conhecidos em todo o mundo.
  • Designers na Colômbia

    Carolina Sepulveda:

    Talvez um dos nomes que não deveríamos esquecer já que na Colômbia se está falando muito dela, graças às propostas e coleções lançadas sob sua assinatura, Hamlet.
    A jovem designer soube redefinir o conceito de moda para as mulheres, a partir de linhas que são talvez muito justas ou silhuetas levemente ajustadas à realidade. Além de fazer uso de alguns materiais, limitados, dependendo da temporada, é algo pelo qual também ficou conhecida.
    Sepúlveda se distingue pelo uso de roupas largas, de novas saias longas, blusas e blazers, que alcançam a sofisticação, além de apostar claramente nas maxifaldas e maxivestidos.

    Camilo Alvarez:

    Outro jovem designer que já capta a atenção da indústria da moda e que é da Colômbia. Suas propostas mais recentes da moda são preenchidas não apenas de diversas cores, mas também contam com uma importante influência do estilo urbano.

    Renata Lozano:

    Foi um dos nomes mais mencionados na última edição da Colômbia Moda realizada esses dias, e que apresentou uma coleção para a empresa Cromos que deixou muitos participantes impressionados.
    A designer mostrou propostas muito elegantes para mulheres nas quais enfatizavam uma atraente paleta de cores (em tons pastel) e movimentação de materiais refinados, além de linhas sinuosas que definem a perfeição da silhueta feminina.

    Polite:

    Outra jovem promessa da moda colombiana é Polite (formada por Carlos Polite seu diretor criativo, e Cecilia, a mãe e Diana e Natalia, suas filhas, que são as responsáveis pelos desenhos) e, recentemente, apresentou sua coleção em que destacou a influência da Semana Santa em Sevilha com a presença de mantilhas e vestidos com renda e que levou a outras propostas com sentido mais futurista.

    Branco, preto e azul anil foram às cores principais da empresa, também conhecida por suas muitas estampas em vestidos e falhas muito curtas.

    Estes são apenas alguns dos nomes da moda da Colômbia que conta cada vez mais, com marcas que permitam ao país ter uma moda ou alguma roupa própria, enquanto ainda possuem muitas das influências que se vê por todo o mundo.