Quer estar chique neste inverno, com um calçado de última, confortável, que abrigue e também não danifique o meio ambiente?

Bem, aqui apresentamos algumas opções para que você possa vestir seus pés com responsabilidade e consciência de cuidar do nosso planeta.

Na moda de calçados, podemos encontrar diversas marcas em cuja fabricação não são utilizados produtos químicos, fertilizantes e nem pesticidas e com métodos de produção de responsabilidade social.
No geral, são empresas que optaram pelo uso de materiais naturais, orgânicos e reciclados, empregando mão-de-obra artesanal e local e os processos produtivos são respeitosos com a natureza. Tudo sem perder o bom gosto e a elegância nos designs. Para mulher, para homem ou criança, essas marcas oferecem garantia através do selo ecológico.

1) Martin Natur, marca criada por Peter Martin em 2002, dedica-se à distribuição de calçados especialmente confortáveis do tipo ecológico, ortopédicos, geriátricos. Seu calçado é fabricado de couro bovino, curtidos com extratos vegetais, sem sais de cromo e metais pesados. Eles vendem principalmente através de catálogos. Sua oferta inclui também bolsas e cintos.

2) Wabi Sabi, marca especializada no campo emergente da moda ecológica. Oferece desenhos exclusivos de designers reconhecidos internacionalmente e estilo elegante. Além de calçados nas lojas Wabi Sabi você pode encontrar outros produtos, como roupas, joias, acessórios e presentes para mulheres e crianças.

3) O naturalista, marca de calçados espanhola, que tem duas lojas online. Utiliza em alguns modelos materiais reciclados e tintas vegetais para seus produtos.

4) Dream in Green é outra marca que tem uma gestão da produção e de consumo responsável do meio ambiente. Além de seus materiais ecológicos, naturais e recicláveis em seus produtos, um dado importante é que, mesmo na embalagem manteve esta prática. Dream in Green pertence a grande marca de calçados online Spartoo.

5) Natural Word, marca de calçados ecológicos de Arnedo (La Rioja). Seus fundadores contam com mais de duas décadas de experiência na indústria de calçados, o que os levou a criar um sapato 100% ecológico.

O seu modo de produção consiste no uso do sistema de vulcanização usado por seus antepassados, que a Natural World tem conseguido recuperar e combinar com os últimos avanços tecnológicos. Uma característica de Natural World é que tem a certificação Made in Green, que confirma que desde o início do processo de produção até o fim, se utilizaram materiais ecológicos respeitando o meio ambiente.