Os Melhores Looks para Ocasiões Especiais
Os Melhores Looks para Ocasiões Especiais

A moda dos cocares está em pleno andamento. Se antes os complementos eram os reis do mambo (colares, pulseiras, brincos…) agora os enfeites de cabelo, especialmente em casamentos e batizados, tornaram-se uma mina de ouro para as marcas e pequenos artesãos.

Pouco a pouco as mulheres vão rompendo com o conceito de constrangimento, e apostam nas novidades para completar a sua aparência.

Mas o que pode ser usado em todas as ocasiões? Para responder a esta pergunta, é preciso não esquecer as regras básicas do protocolo (embora todos sejam livres para vestir o que considere mais adequado). Um breve resumo destas regras:

  • Na parte da manhã: se vamos a um casamento de manhã devemos escolher um vestido ou roupa mais curta, até os joelhos. Nesta ocasião os grandes cocares, chapéus e/ou sombreiros de grandes abas são permitidos. Sua finalidade além da estética e ajudar na proteção do sol. Embora possa ser desconfortável as mulheres devem usar em todos os momentos (igreja, restaurante, recepção…), sempre e desde que não interfira com os outros convidados.
  • À noite: nos casamentos realizados no final da tarde e na entrada da noite as convidadas podem e devem optar por vestidos longos e podem abusar dos brilhos. Neste caso, os acessórios para o cabelo devem ser pequenos e colocados no lado direito, uma vez que se assume que o companheiro vai acompanhar do lado esquerdo. Como é o caso com os chapéus, são proibidos, precisando de um motivo para usá-los no casamento e/ou evento.
  • Por fim, uma dica para nós seguirmos ao pé da letra: tanto se for de dia quanto se for à noite, as convidadas devem evitar as cores pretas e brancas. O primeiro porque ele ainda está associado com o luto e o segundo porque só a noiva pode usá-lo.