Tendências de Alta Costura 2013
Tendências de Alta Costura 2013

Embora as tendências de moda 2013 nós já temos apresentado em artigos anteriores, e embora muitas delas já possamos ver na rua e nas lojas de “baixo custo”, como H & M e Zara, é claro que muitas delas nos chegam através das firmas de alta costura e que nos dias de hoje já organizam os seus desfiles para apresentar as coleções que nos mostram o que vai ser usado e o que não na nova temporada primavera-verão. Em Dicas de Moda explicamos tudo sobre as tendências da alta costura em 2013.

Tendências de vestidos de alta costura 2013:
Certamente você já percebeu, que uma das tendências da moda para este ano é escolher estampas que sejam de estilo “barroco” e de fato essa moda parte das firmas de alta costura, como Valentino, que apresentou uma nova coleção (primavera-verão 2013), em que vemos vestidos que marcam a tendência para a alta costura de 2013.
O volume é também algo que certamente vai acabar se impondo já que os modelos mais ajustados parecem derivar agora para elegantes vestidos de noite, nos quais não apenas destaca-se a estampa ou a escolha da cor, mas também o corte que é realmente espetacular.
Deste modo, os vestidos mais ajustados, embora ainda sejam usados, darão lugar neste 2013 as firmas de alta costura como acima mencionado ou como Armani (e para sua coleção privé) aposta no volume para as saias e que certamente se combinam com calça debaixo. Este modelo pertence à coleção primavera-verão 2013 do famoso designer italiano e sendo este um dos mais famosos no mundo da moda, quem sabe acabará marcando tendência e em breve as firmas de “baixo custo” nos surpreendam com designs similares.

Também da coleção Armani Privé podemos falar de outro modelo de vestido, no qual mais uma vez o volume é o protagonista, mas não apenas isso, também descobrimos como a firma está comprometida com a tendência das listras que são de fato as grandes protagonistas deste ano.
Outra firma que aposta na tendência do volume para os vestidos 2013 é Christian Dior, e para qual Raf Simons criou uma coleção em que a mulher se apresenta como uma figura hetera; de fato modelos como este (com uma cor que combina o claro com o escuro) lembra muito os contos de fadas, e a partir das pregas e camadas que combinam com a parte superior muito mais ajustada e como se fosse um corpete.

  • As tendências de cores e estampas da alta costura 2013:
  • Quanto às tendências de cores e estampas, dentro das tendências de marca da alta costura para este 2013, podemos dizer que o branco é, talvez, uma das cores que mais se destaca. Ele aparece tanto nos ternos como nas calças, assim como nos vestidos.
    Este tipo de design pertence a mais recente coleção da firma Elie Saab que, aposta em um corte mais reto do que os vistos anteriormente, conta também com o detalhe de um branco apresentado de uma maneira que parece que tudo “voa” e, de fato qualquer um dos seus designs nesta cor pode escolher, inclusive para um vestido de casamento.

    Da mesma firma, Elie Saab, podemos encontrar modelos como um vestido de um azul muito suave e embora você provavelmente já viu que este azul volta a ser tendência neste 2013, destaques que apostam nas tonalidades de tons pastel, tão na moda no ano passado, e que ainda podemos continuar usando para a próxima primavera-verão 2013.

    A combinação de cores parece retornar também entre as tendências das firmas de alta costura, como podemos ver nos designs da Maison Martin Margiela e que não apenas como Armani, coloca calça sob os vestidos, mas também aposta nos tons de verde (cor da tendência por sinal) e no rosa.
    Quanto ao estampado que já é a grande tendência deste 2013 está o de listras. E embora já tenhamos visto em vestidos como os de Armani, também estão presentes nos modelos mais recentes de Jean Paul Gaultier, que apresentou vestidos em que as linhas se formam a partir da combinação entre o branco e o preto (embora também conte com outros designs em cores vermelho ou azul).
    Por outro lado, e seguindo com os estampados que definem a tendência em alta costura temos que dizer que os de flores parecem continuar a ser uma das estampas que estarão na moda neste 2013. De fato firmas como Chanel dão certo protagonismo para os seus designs mais elegantes e especialmente mais chamativos.
    Valentino, que já vimos entre as tendências de vestidos 2013 de alta costura, aposta também nos estampados que se destacam por si só e, de fato, marcam todo o design dos modelos, em que novamente o estampado de flores é a estrela. A firma inclusive os combina com o calçado que se parece com o mesmo estampado.

  • Tendências de calçados da alta costura 2013:
  • E por falar em tendências de calçados entre as grandes firmas, e a margem de designs com saltos ou sandálias sempre elegantes, temos que dizer que uma das maiores apostas destas firmas são as botas bastante altas.
    Chanel, por exemplo, aposta em modelos que não apenas contam com o detalhe da inspiração de renda, mas também têm aberturas e resultam em designs extremamente femininos e que logo veremos se vão acabar sendo imitados por outras marcas.
    Os tons pastel também se impõem entre o calçado de 2013. Na verdade, ao contarmos com trajes e vestidos em cores muito suaves, é normal que se aposte em sapatos como este, de Dior, e que contam não apenas com uma cor em rosa e em cinza muito claro, mas também se destaca por um design aberto e muito elegante.