Benefícios do Óleo de Argan Para As Mulheres: Pele, Cabelo e Unha
Benefícios do Óleo de Argan Para As Mulheres: Pele, Cabelo e Unha

Hoje falaremos de uma substância extraída das sementes de uma árvore chamada Argania spinosa. Se diz que sua utilização já tem séculos, graças aos benefícios para a pele e cabelo. Hoje em dia, goza de grande popularidade no mundo dos cosméticos.

Sementes

Sementes da árvore Argania Spinosa

Conhecido como “ouro líquido”, tem propriedades antioxidantes, um alto nível de vitaminas e é muito rico em ácidos graxos. Contém uma elevada porcentagem de vitamina E, que funciona como hidratante natural e ajuda a retardar os sinais de envelhecimento. Além disso, conta com um grande índice de fito-esteróis, esteróis vegetais capazes de bloquear em parte a absorção do colesterol nos intestinos.

Efeitos benéficos do óleo de argan:

Graças a vitamina E e os fitosteróis, o óleo de argan é útil para tratar certas enfermidades da pele. Podendo combater rugas e ajuda a desaparecer as cicatrizes e manchas, assim como as estrias. Além disso, seu alto teor em ácidos graxos o transforma em um potente hidratante, o que é ideal para a pele seca. Assim, repara as mãos agredidas e é perfeito para os bebês.

Os fito-esteróis também são os responsáveis por esse óleo neutralizar os danos da contaminação, tabaco e estresse na pele. Estimulam a renovação da pele, ajudando-a a recuperar a elasticidade, nutrindo-a e reduzindo as rugas.

óleos de Argan

óleos de Argan

A sua qualidade é maior do que um creme hidratante, pois não contém colesterol, restaura o pH natural da pele sem deixar qualquer resíduo, proporcionado propriedades antimicrobianas. É muito eficaz para calmar a inflamação e lutar contra os eczemas, psoríase e a acne. Também diminui as cicatrizes, as marcas de queimaduras e as manchas.

Muitos são os benefícios conhecidos do óleo de argan para o cabelo. Se aplicar o óleo de argan regularmente no cabelo, evitará as pontas duplas e o cabelo danificado será reparado. Também dá brilho e combate a secura do cabelo de forma totalmente natural. Se recomenda para combater a queda excessiva, já que fortalece e acelera o crescimento do cabelo. É por isso que o óleo de argan tem sido incluído em muitos shampoos e máscaras capilares.

É realmente eficaz para tratar unhas frágeis. É aconselhável aplicá-lo sobre elas e deixar uns 15 minutos por semana, para fortalecer e restaurar seu brilho natural. Podemos misturar com um pouco de suco de limão.

Como contra-indicações, o óleo de argan pode provocar reações adversas na pele, agravando a acne, causando irritações e alergias. Por isso é melhor consultar um médico antes de usá-lo como cosmético.