Como Escolher a Saia Perfeita Para Cada Corpo
Como Escolher a Saia Perfeita Para Cada Corpo

A moda nos impõe estampados, peças essenciais e cortes de todos os tipos, mas nem tudo fica bem e aqui é preciso ter atenção em como tirar proveito e o que escolher sem se equivocar quando vamos às compras. As saias são as mais utilizadas em qualquer temporada e estação, existe muita variedade e podem ser usadas em qualquer ocasião, mais ou menos informal. Toda mulher tem pelo menos uma em casa e independentemente da idade ajuda a mostrar sua figura e pernas. A ideia, então, é que existe uma saia para cada uma, mas escolher a melhor depende de que forma tem o nosso corpo.

Se nós falamos de saias, há todo um mundo para descobrir, existem nos mais variados estilos (curtas, longas, maxi, no joelho, mini, etc.) e cortes (tubo, evasé, A, etc.) com estampas e tecidos dos mais variados como couro, rendas, algodão, modal, cetim, gabardine ou jeans, detalhe que determina sua queda.

Existe a saia perfeita para cada figura e isto depende da forma do corpo de cada mulher, independentemente da sua idade. Este é o segredo para encontrar a indicada, que nos realça o corpo e nos fará nos sentir confortáveis. Mas também devemos considerar alguns outros detalhes.

  • O material do qual é confeccionada é preferível que não grude nos quadris e coxas. Por isso, evite um tecido elástico e muito apertado. Nem mesmo as saias tubo ajustam, apenas marcam e contornam.
  • Escolha em tecidos com boa queda e movimento, como crepe, cetim, seda, jersey ou chiffon, lembrando que os tecidos com brilho agradam e ampliam.
  • A saia não pode criar linhas horizontais no corpo nem subir constantemente. Se o faz é porque o material é de má qualidade ou de um tamanho muito pequeno.
  • O comprimento ideal se mede de acordo com a ocasião e a idade também. As minis para as mais jovens, e em todas as idades acima do joelho apenas alguns centímetros. Se o corte é justamente abaixo do joelho nos faz parecer mais baixas e não estiliza.
  • As listras verticais muito finas na estampa servem para estilizar o corpo.
  • É sempre aconselhável usar sapatos com um pouco de salto para ganhar altura e estilizar a figura.
  • Outro acessório básico para combinar com as saias são cintos, sejam largos ou estreitos, para definir a cintura.

Roupas Para Cada Tipo de Corpo:

Mulheres magras: se tem curvas proeminentes e corpo esbelto o melhor são as saias tubos curtas e até o joelho. Sempre de tiro alto e tiro médio, porque ressaltam as curvas.

Mulheres muito magras: para as muito magras melhor optar pelas saias balão, já que estas dissimulam as pernas finas. Além disso, saias com outras aplicações, que geram volume. Cores claras, estampados e de comprimento médio.

Mulheres gordinhas: sempre melhores as saias abaixo do joelho e em cores escuras lisas, já que estilizam as pernas e os quadris.

Mulheres altas: as minissaias e as saias longas com muito voo são ideais. Sempre melhor combiná-las com sapatos com saltos não muito altos.


Mulheres muito baixas: as saias devem estar acima do joelho e apenas minissaia em caso de usar sapatos muito altos que estilizem.

Tipos de Saias:

Reta: é um estilo muito clássico que favorece todos os tipos de corpo. Ideal para um look de trabalho combinado ou com uma blusa para um estilo elegante.

Tubo: as mais sexy para as mulheres com curvas (tipo de corpo ampulheta) e mulheres sem cintura (tipo de corpo retangular), já que cria a figura mais feminina e traz redondeza.

A: também chamada evasé, favorece muito para as mulheres com quadris e coxas grandes, porque ajuda a dissimulá-los. Devem se ajustar bem na cintura e não ser demasiado longas. Também é indicada para as que têm costas significativas, porque ao ter volume na parte inferior ajuda a equilibrar a figura geral.


Pregas: ideais para as mulheres com quadris estreitos porque cria o equilíbrio com o corpo e adiciona volume.

A saia é uma das peças mais femininas, que também pode ressaltar parte do corpo da mulher favorecendo-a e em alguns casos dissimulando outras imperfeições. Existem em muitas variações, que é importante escolher a adequada de acordo com alguns parâmetros básicos.