Descubra Os Fabulosos Benefícios Do Aloe Vera
Descubra Os Fabulosos Benefícios Do Aloe Vera

O Aloe Vera é uma planta perene nativa do continente africano. De folhas suculentas e intensa cor verde, o aloe vera vem sendo utilizado desde os tempos antigos como uma importante fonte de recursos medicinais e até mesmo como produto alimentar.

Etimologicamente, a palavra “aloe” deriva do árabe “allohe”, que significa sustância amarga brilhante. Enquanto que o vocabulário latim “vera” faz alusão a verdade. Portanto temos uma “verdadeira substância amarga brilhante”, cujos os benefícios eram conhecidos pela cultura egípcia (4.000 a.c.). Embora durante muitos anos, sua existência foi praticamente esquecida, o apogeu da medicina alternativa trouxe de volta esta maravilha da natureza, tornando a planta Aloe Vera a mais procurada por aqueles que aderem a esta nova medicina alternativa.

aloe

Inúmeros Benefícios do Aloe Vera

A lista de benefícios que proporcionam o Aloe Vera é simplesmente impressionante. E esta planta tem propriedades desde cicatrizantes até estimulantes do couro cabeludo. Conheça em detalhes cada um deles:

  • Cicatrizante: O gel de aloe vera aumenta o entrelaçamento das fibras de colágeno sobre a zona lesionada devido a regeneração celular, promovida pelas glicoproteínas, a re-epitelização e a angiogênese favorecida pela alantoína, e o efeito anti-inflamatório e anti-microbiano dos polissacarídeos e compostos fenólicos. Também facilita a cura de feridas, e aftas na mucosa bucal ou lesões inflamatórias irritativas na mucosa gastro-intestinal.
  • Hidratante: A nível tópico, o aloe vera aumenta a absorção da água por parte das células epiteliais. É muito eficaz depois da depilação.
  • Anti-séptico: O aloe vera contem ao menos 6 agentes anti-sépticos: lupeol, ácido salicílico, azoto da ureia, ácido cinâmico, fenol e enxofre, que penetra facilmente na pele e nos tecidos (em algumas ocasiões nas sete camadas distintas).
  • Imunomodulador: Em relação ao sistema imunológico, o aloe vera tem atividade imunomoduladora frente a um amplo número de microrganismo, bloqueia a reprodução do HIV e do herpes e estimula a atividade dos monócitos e macrófagos. O Aloe vera ajuda na prevenção de infecções virais respiratórias (gripe, resfriado, laringite) por induzir a formação de anticorpos.
  • Anti-inflamatório: Uma vez que inibe a síntese de prostaglandina e reduz a migração e infiltração de leucócitos, a liberação de histamina, a síntese e a secreção deleucotrienos: “A atividade anti-inflamatória do gel de alo vera estabelece sinergias com outras propriedades (cicatrizante e imunoestimulante) para facilitar a cura de feridas ou contra processos artrítico (para propriedades anti-inflamatórias e imunomoduladoras).
  • Anti-Varizes: Evita a formação e reduz a presença de varizes por causa da sua ação vasoconstritora.
  • Anti-úlcera: No que diz respeito a sua atividade sobre a mucosa gastroduodenal destaca-se o efeito protetor contra lesões na mucosa gástrica e a inibição do crescimento de Helicobacter Pylori. As propriedades presente no aloe vera podem também ser útil em doenças inflamatórias intestinais, como a doença de Crohn ou colite ulcerosa.
  • Anti-Acne: Por sua ação desinfetante dissolve os depósitos de gordura que obstruem os poros e provocam acne.
  • Pele regenerada: aumenta a capacidade de regeneração natural da pele por sua ação de limpeza e ação hidratante. Ao mesmo tempo a ação dos nutrientes naturais, os minerais, as vitaminas, os aminoácidos e as enzimas, estimulam a produção de novas células.
  • Estimulador Capilar: Proporciona nutrição do folículo capilar, estimulando desta maneira a força do couro cabeludo.

Como aproveitar os benefícios do Aloe Vera

Existem várias maneiras de aproveitar os benefícios do Aloe Vera, elas dependem apenas da finalidade de uso.

  • Suco de Aloe Vera: É necessário remover a polpa do aloe vera e diluir uma colher de sopa da polpa em meio copo de água. Recomenda-se beber três copos por dia. Este suco é excelente para manter a boa digestão. Precaução: Não se recomenda consumir aloe vera durante a gravidez.
  • Gel de Aloe Vera: A industria dermocosmética oferece uma ampla variedade de produtos elaborados a base de aloe vera. Conseguimos encontrar desde gel de banho até hidratantes.
  • Aloe Vera Fresca: Em caso de queimaduras, feridas, picadas de insetos ou infecções por fungos, se recomenda aplicar diretamente a folha de aloe vera sobre a zona afetada.
  • Pomada de Aloe Vera: Para elaborar a pomada deve ser descascada várias folhas para obter uma generosa quantidade de polpa. Em seguida, coloque as folhas para ferver até engrossar. A pomada deve ser armazenada em frascos limpos e em lugar fresco. Esta pomada pode ser usada para curar feridas, queimaduras, picadas de insetos e infecções da pele.