Dicas Para um Cabelo Perfeito: Verdades e Mitos
Dicas Para um Cabelo Perfeito: Verdades e Mitos

O cabelo é uma parte fundamental de como os outros nos vêem. Se você tem um compromisso importante, uma entrevista de emprego ou um evento significativo, o cabelo representa provavelmente, o 50% do que os outros irão ver. Um cabelo saudável e bem cuidado pode nos dar uma boa imagem. Cuidar da saúde dos nossos cabelos é tão importante como cuidar de nós.

Hoje vamos repassar algumas verdades e mitos sobre o nosso cabelo. São truques que facilitam a domar nosso cabelo ou simplesmente deixá-lo mais bonito.

01

Faz mal lavar o cabelo todos os dias:

Falso. É totalmente falso. Tudo dependerá se você usa os produtos certos. Embora exista diferentes tipos de cabelo e nem todos precisam ser lavados com a mesma frequência, você não deve evitar de lavar se você notar que precisa para cuidar do cabelo.

Lavar pouco o cabelo é contra-indicado pelos especialistas. A função do shampoo é limpar o couro cabeludo de forma seletiva para deixar que o poro e o folículo respirem e se produza um cabelo forte e saudável.

Dica: Lavar o cabelo quando houver necessidade com o produto adequado.

Água fria dá brilho ao cabelo:

Verdadeiro. É uma realidade que apoiam alguns especialistas, ainda que não tenha nenhuma base científica 100%. De todas as formas não se deve entrar em pânico, não é necessário fazer toda a lavagem com água fria. Podemos aplicar o shampoo com água quente para que o poro se dilate e a limpeza seja mais profunda e na hora do enxague fazer com água fria. Tem efeito selado e o cabelo por isso ficará mais brilhante.

Dica: Faça o enxágue final com água fria.


Dicas Para um Cabelo Perfeito: Verdades e Mitos

Dicas Para um Cabelo Perfeito: Verdades e Mitos

Ao lavar o cabelo, ele cai mais:

Falso. O cabelo que se cai em cada lavagem não cai porque lavamos, se trata de cabelos que já completaram seu ciclo vital preparados para cair em qualquer movimento que um cabelo saudável resistiria (lavar, pentear, pranchar…).

Lembre-se que cada dia cai uma média de 50-60 cabelos e que dos mesmos nascem novos fios. Dessa forma o número total de cabelos no couro cabeludo se mantém constante.

Dica: Não fique obcecada com a perda de cabelo.

Cortar o cabelo faz crescer mais rápido:

Meia verdade. É aconselhável cortar as pontas a cada dois meses, mas mais para mantê-las saudáveis e para que o cabelo pareça mais saudável e forte. As pontas não afetam a raiz e nem o crescimento, mas podemos ter como rotina para um cabelo saudável.

Dica:
Corte o cabelo a cada dois meses.

É melhor desembaraçar seco:

Falso. O cabelo úmido tem mais flexibilidade então é quando devemos fazê-lo. Ao escovar, de todas as formas, e evitar pensar nas possibilidades de quebra, é importante usar pentes ou escovas que não vão danificar o cabelo. As de madeira são perfeitas assim como as de fibras naturais. A escova não acelera a perda do cabelo, mas retira as fibras capilares que já deveriam ter caído e estavam “ancoradas” no couro cabeludo.

Dica: Desembarace o cabelo com uma escova adequada.

A cerveja clareia o cabelo:

Verdadeiro. Mas não é recomendável e ocorre ao expor o cabelo ao sol. A cevada pode clarear o tom do cabelo, mas exposto ao sol é capaz de ressecá-lo. Por outro lado o malte é um ingrediente que tem sido usado em muitos produtos para o cuidado do cabelo e que hidrata e suaviza.