Entrevista De Trabalho: Como Vencer O Medo
Entrevista De Trabalho: Como Vencer O Medo

Hoje em dia, ter a oportunidade de fazer uma entrevista de trabalho é um grande privilégio. Por isso, e pelas poucas opções que temos atualmente, é importante que preparemos com detalhe as entrevistas que vão surgindo, esquecendo os medos e as inseguranças.

Um entrevista de trabalho pode gerar muito estresse e ansiedade. O medo da rejeição é algo que sempre anda rondando nossas mentes, especialmente em ocasiões tão especiais como é a vaga de emprego. Mas se nos prepararmos com tempo o encontro com a empresa, ganharemos segurança e confiança.

01

Dicas para seguir e vencer o medo de uma entrevista de emprego:

O primeiro passo é mudar a nossa atitude em relação a empresa. Não devemos pensar nela como uma situação tensa e incômoda, mas devemos ser conscientes que a pior coisa que pode acontecer é não oferecerem o emprego. O melhor é tentar se acalmar nesse sentido, para transmitir uma imagem tranquila e confiante.

Para fazer isso, podemos realizar exercício de relaxamento, como respirar lentamente e profundamente, inspirando pelo natura e expirando suavemente pela boca. Outra opção é tomar um longo e relaxante banho de espuma antes de ir para a entrevista, ou fazer um esporte para queimar energia.

02

É muito importante saber exatamente qual é o horário e o lugar onde será a entrevista, também é conveniente descobrir quem irá fazer a entrevista.

É essencial preparar um currículo, pois é fundamental entregar uma cópia diretamente a pessoa que vai nos entrevistar. Além disso, ele deve ser adaptado de acordo com o posto que você vai escolher. Se apresentarmos, por exemplo, para ocupar um posto no setor administrativo, é inútil acrescentar no histórico que você trabalhou de babá.

Durante os últimos anos se recomenda não preparar cartas de apresentação, que normalmente são ignoradas pelas empresa. O currículo é suficiente para uma entrevista de emprego.

Não se deve ir a entrevista, sem saber minimamente qual é a história e atividade da empresa. Se tiver a oportunidade, o melhor é pesquisar previamente na internet sobre a empresa. Isto nos fará ganhar pontos a nosso favor, assim passará a imagem de interessado e comprometido com a empresa.

03

Da mesma forma, eles também podem nos investigar através de nossas redes sociais, por isso é muito aconselhável fazer todos os perfis privados. Com excessão, evidentemente, de determinadas webs em que promovem a nós como trabalhadores, como a tão conhecida Linkedln.

A primeira impressão é a chave neste caso, e está intimamente ligada a pontualidade. É primordial que você não se atrase. É muito melhor chegar com tempo de sobra a parecer informal e irresponsável. Além disso, assim teremos tempo de entrar em uma cafeteria e tomar um chá para relaxar.

O mesmo vale com a nossa aparência. O currículo não é o única coisa que o entrevistador vai levar em conta, o nosso vestuário irá contar também. Devemos usar um look sóbrio mas sem ser muito tedioso.

Nas mulheres é adequado um traje de duas peças bem combinados ou um vestido formal, devemos evitar minissaias, decotes muito profundo, maquiagem muito chamativa e o excesso de acessórios.

Qual atitude devemos adotar em uma entrevista de emprego?

Nossa atitude durante a entrevista é o mais importante. A gentileza e a educação são fundamentais nesse processo, por isso é melhor desligar o celular ou deixar no silencioso para não se preocupar de alguém ligar interrompendo a sua entrevista, não interrompa jamais o entrevistador, atender ás suas palavras e não se sentar até ele te diga.

Se nos é dado um teste ao mesmo tempo, devemos aceitar sem hesitação. Isto nos fará parecer entusiasmados com a vaga de emprego e também irá nos mostrar dispostos a começar a trabalhar imediatamente. Além disso, fazer perguntas é sinal de ter interesse na empresa.

Seguir todas estas orientações, te ajudará a ganhar confiança, mas para vencer o medo de entrevista de emprego, o que é verdadeiramente imprescindível é superar o medo da rejeição.

O mercado de trabalho atualmente é extremamente competitivo e é totalmente lógico que sejamos rejeitados algumas vezes. O fato de ter sido escolhido como um candidato a vaga já é uma conquista, considerando os dias de hoje. O importante é não desistir e seguir em frente, porque cedo ou tarde encontraremos a vaga de emprego que merecemos.