Os Sinais De Alerta Para Uma Possível Depressão
Os Sinais De Alerta Para Uma Possível Depressão

A depressão é a principal enfermidade mental que afeta as mulheres. Estudos recentes mostram que uma em cada cinco mulheres tem um alto risco de sofrer de depressão ao longo de sua vida.

Na vida de uma mulher, existem períodos que podem ser considerados fundamentais para o aumento da possibilidade de risco de depressão. O mais notável é com a gravidez, pós parto e a menopausa, também a “perimenopausa”, que pode acontecer durante os quarenta anos, antes da menopausa acontecer.

O estresse e a depressão se unem e aumentam as possibilidades se estamos com um papel triplo, trabalhando fora de casa, sendo dona de casa e cuidando dos filhos. É importante permanecer alerta ao nosso estado emocional, uma depressão pode ser tratada e pode ser erradicada, daí a importância de conhecer os sinais de alerta para uma possível depressão.

Sinais de alerta de depressão:

1. Situações que antes você dominava e agora não domina mais, sua tolerância ao estresse diminui. Você sente que não pode com as circunstâncias:

2. Dor. Observe que as coisas te doem mais, inclusive aquela dorzinha nas costas. A depressão muitas vezes se camufla em outra enfermidade. Além da tristeza, notamos transtorno no sono ou inclusive algum problema físico como dor de estômago, enxaqueca ou dor nas costas.

3. Problemas de sono. É um dos primeiros sintomas da depressão, a alteração do sono. Muitas vezes, a insônia e a sensação de não ser capaz de descansar bem. É algo que vamos arrastando com os dias e que cada vez mais faz com que estejamos mais cansadas.

01

4. Falta de interesse, apatia. Provavelmente é o mais importante de todos os sintomas. Não há motivação para nada divertido ou agradável. Parece que nada nos diverte, mesmo que antes nós adorávamos, agora parece um fardo.

5. Distúrbios cognitivos. É uma sensação constante de desconcentração, de falta de memória e de baixo rendimento intelectual. É uma sensação de não poder fazer nada corretamente, esquecer as coisas, muitas vezes, você não se lembra de coisas muito simples.

As causas desses problemas em muitas ocasiões é emocional, e por tanto, o tratamento tem que ser psicológico, não basta tomar os medicamentos para a dor, sono ou ignorar os sintomas.